Monday, June 26, 2006

11. Aristóteles: Metafísica, 1003 a 20

Aristóteles pode ser nosso autor de referencia para o que chamaremos, doravante, de “dimensão sistemática” da Filosofia. Essa dimensão corresponde, grosso modo, ao que chamamos, com Kant, de “conceito de escola”. Podemos dizer que esses autores são patronos de nossos esforços para desenvolver o lado científico, analítico, rigoroso, da Filosofia. O texto de Aristóteles que examinaremos, mais adiante, para pensar o lugar da Filosofia no currículo escolar, é esta passagem da “Metafísica”.
“Há uma ciência que investiga o ente enquanto ente e os atributos que lhe são próprios em virtude de sua natureza. Ora, esta ciência é diversa de todas as chamadas ciências particulares, pois nenhuma delas trata universalmente do ente enquanto ente. Dividem-no, tomam uma parte e dessa estudam os atributos: é o que fazem, por exemplo, as ciências matemáticas. Mas, como estamos procurando os primeiros princípios e as causas supremas, evidentemente deve haver algo a que eles pertençam como atributos essenciais. Se, pois, andavam em busca desses mesmos princípios aqueles filósofos que pesquisaram os elementos das coisas existentes, é necessário que esses sejam elementos essenciais e não acidentais do ser. Portanto, é do ente enquanto ente que também nós teremos de descobrir as primeiras causas.”

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