Monday, June 26, 2006

18. Immanuel Kant e as dimensões da Filosofia

Um dos argumentos que estamos discutindo nesta disciplina gira em torno da idéia que a Filosofia é uma área da cultura que possui mais de uma dimensão. O ponto de partida para a caracterização dessas dimensões é uma distinção proposta por Immanuel Kan. Ele coloca, de um lado, o “conceito de mundo” ou o conceito “cosmopolita” de filosofia, que visa visa destacar a utilidade da filosofia, na medida em que ela pode ser vista como um tipo de conhecimento que se ocupa com os fins últimos da razão humana. A filosofia, nesse sentido cosmopolita, trata daquilo que interessa necessariamente a todos os seres humanos. O ‘conceito de mundo’ representa o lado motivacional e temático da filosofia. São questões como a do “sentido da vida”, da felicidade, da moralidade, etc. Kant apresenta essa caracterização, entre outros livros, na Crítica da Razão Pura: “(...) a Filosofia é a ciência da referência de todo o conhecimento aos fins essenciais da razão humana”. (B867) O domínio da Filosofia, neste sentido cosmopolita deixa-se reduzir às seguintes questões clássicas: o que posso saber? O que devo fazer? O que me é lícito esperar? O que é o homem”. No sentido cosmopolita, a filosofia é uma sabedoria.
Por outro lado, o mesmo autor destaca o chamado “conceito de escola” (ou conceito “escolástico" de filosofia). Este significado visa a filosofia como uma habilidade. A filosofia é o “sistema (...) dos conhecimentos racionais a partir de conceitos.” (CRP, B741, B760) O “conceito de escola” representa o lado sistemático e metodológico da filosofia. O tema (ou a ocupação) da filosofia, no sentido do “conceito de escola”, são “os conceitos que pertencem ao nosso mundo da vida”: verdade, consciência, autoconsciência, responsabilidade, querer, agir, etc A filosofia opera por meio de elucidações (esclarecimentos) conceituais. É, portanto, uma atividade de esclarecimento de conceitos.
Esta distinção de aspectos da filosofia é hoje largamente levada em consideração. Considero-a útil para fixar o âmbito de contribuições que a filosofia pode fazer em atividades como a de formação de professores, mas talvez possamos pensar em mais facetas da Filosofia, relevantes para o processo didático.
Nessa postagem, quero relembrar duas passagens na CRP sobre o sentido da Filosofia:
“... a Filosofia consiste simplesmente num conhecimento racional segundo conceitos”.
E ainda:
“Trata-se de pretensões arrogantes que jamais podem se concretizar, e que antes fazem com que a Filosofia retroceda em seu propósito de revelar as ilusões de uma razão desconhecedora de seus limites e de reconduzir mediante uma clarificação suficiente de nossos conceitos, a presunção da especulação a um modesto, porém acurado, autoconhecimento.” CRP, B, 765

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